7 de fevereiro de 2008

Estudar a Multidão, a Massa, o Público

Leitura:
Eduardo Cintra Torres (2007). "A multidão religiosa de Lourdes em Zola e Huysmans". Análise Social, 184: 733-755.

Na reflexão feita este ano, não foi possível entrar ainda na génese sociológica e antropológica dos conceitos de Multidão, de Público, de Massa, de Audiência. As leituras de dois clássicos - Gabriel Tarde e Gustave Le Bon - são aqui visita necessária.
Mas há um romance de Émile Zola, que nasce do fenómeno etno-sociológico e religioso ligado às aparições de Lourdes, em França, que aborda pioneiramente o conceito de Multidão. É desse conceito que Eduardo Cintra Torres, conhecido como crítico de televisão do jornal Público, mas que é também um investigador com currículo no domínio das ciências da comunicação - nos faz um precioso e interessante inventário crítico, partindo precisamente do romance Lourdes, de Zola e de As multidões de Lourdes, do francês de origem holandesa Huysmans. Em boa hora Rogério Santos no-lo acaba de lembrar no seu Indústrias Culturais.
O texto de Cintra Torres figurará certamente no programa de História da Comunicação e dos Media do próximo ano lectivo.

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