How new, then, is bloggery? Should we think of it as a by-product of the modern means of communication and a sign of a time when newspapers seem doomed to obsolescence? It makes the most of technical innovations—the possibility of constant contact with virtual communities by means of web sites and the premium placed on brevity by platforms such as Twitter with its limit of 140 characters per message. Yet blog-like messaging can be found in many times and places long before the Internet.Para ler o texto completo: AQUI.
Espaço de apoio à Unidade Curricular
de História da Comunicação e dos Média (CC-UMinho)
13 de janeiro de 2011
Será a lógica dos blogs assim tão recente?
Sob o título "Blogging, Now and Then", Robert Darnton pergunta-se numa das edições de 2010 da revista The New York Review of Books se o fenómeno subjacente aos blogs será assim tão recente e se não poderemos encontrar, nos 'libelos' dos primórdios da imprensa periódica algo de análogo. A febre das notícias e dos rumores, a personalização da informação, a insatisfação com os processos tradicionais de circulação das notícias poderiam - mutatis mutandis - ser elementos de quadros de fundo com as suas semelhanças. O mote é dado aqui:
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