21 de setembro de 2010

Redacção do DN recriada para telefilme sobre a República











A informação é pubicada pelo próprio DN:
"Canais da estação pública prepararam vários programas de ficção histórica e documentários para assinalar as comemorações dos 100 anos da República. As primeiras estreias acontecem já na próxima segunda-feira, na RTP2. E uma passa pelo DN

Fundado em 1864, o Diário de Notícias tinha 46 anos quando aconteceu esta história. Um cometa e a Terra estavam em rota de colisão e a humanidade em risco. Para 18 de Maio de 1910 previa-se "a noite do fim do mundo", expressão que dá título a um dos quatro projectos com que a RTP1 assinala, em Outubro, o centenário da República.

O protagonista, interpretado por João Tempera, é, exactamente, um jornalista do DN, um jovem correspondente em Mirandela, que decide mudar-se para Lisboa para melhor acompanhar os 15 dias que antecedem a fatídica colisão. E é através dele que esta história nos dá a conhecer como era a sociedade portuguesa no início do século XX.

Uma das maiores dificuldades da Hop Produções foi a reconstituição de época. São raras as imagens do DN desse tempo. "Só há uma fotografia", diz Joaquim Fernandes, o homem que deu origem a A Noite do Fim do Mundo.

Durante meses analisou a imprensa portuguesa dos primeiros meses de 1910 e condensou as incidências mais dramáticas e pitorescas no livro Halley, o Cometa da República, que lançou em Maio. "Foi uma paixão fazê-lo", conta. Tão grande como fazer o documentário O Cometa da República, que se lhe seguiu na RTP2, e adaptá-lo ao pequeno ecrã.(...)"
Para continuar a ler: AQUI

Nenhum comentário: