11 de abril de 2010

Espólio de 'O Primeiro de Janeiro' à venda



Espólio do jornal 'O Primeiro de Janeiro' à venda , titula hoje o Diário de Notícias. A matéria refere-se à decisão judicial de vender o arquivo fotográfico e uma colecção daquele matutino portuense, para fazer face a dívidas a diferentes credores.
Segundo o DN, «entre os bens a vender está o arquivo fotográfico do jornal, "constituído por um conjunto considerável de envelopes numerados, contendo inúmeras fotografias, desenhos e gravuras e no verso anotações do evento e/ou das personagens nelas registadas, avaliado em 55 mil euros". Também à venda está o arquivo histórico do jornal, "constituído pelo conjunto de todos os espécimes publicados no jornal O Primeiro de Janeiro desde a sua fundação (1868), encadernado em pele até ao ano de 2003 e o restante em avulso", avaliado em 160 mil euros»
«
O Primeiro de Janeiro - ainda segundo o DN - nasceu a 1 de Dezembro de 1868, mais de uma década depois do surgimento de O Comércio do Porto e quatro anos após o lançamento do DN. Em 2008, o jornal Primeiro de Janeiro suspendeu a sua publicação, após o despedimento colectivo de toda a redacção, regressando às bancas poucos dias depois pela mão de Rui Alas, ex-director do suplemento desportivo daquele órgão, e quatro jornalistas do mesmo suplemento».

Nenhum comentário: