30 de setembro de 2009

Ilustração Portuguesa [1903-1914] acessível online


Um dos trabalhos mais meritórios no processo de migração para as plataformas digitais é a digitalização de colecções de jornais e revistas. A Hemeroteca de Lisboa faz, neste plano, um trabalho admirável, tornando acessível um vasto acervo documental que facilita a consulta e o estudo, nomeadamente por parte de quem vive e trabalha longe da capital.
Chega-nos agora a notícia da digitalização de parte da II série da revista Ilustração Portuguesa, publicada entre 1906 e 1914, depois de, em Janeiro passado, ter sido disponibilizada a I série, correspondente aos anos de 1903 e 1906.
"Damos, portanto - salienta a Hemeroteca - mais um passo na digitalização integral e disponibilização on-line desta publicação, que constitui, sem dúvida, um dos mais importantes repositórios de informação sobre a sociedade portuguesa" permitindo revisitar, "através dos seus textos e imagens, alguns dos principais acontecimentos históricos ocorridos em Portugal no primeiro quartel do século XX: o Regicídio de 1908, a revolução do 5 de Outubro de 1910, o início da Grande Guerra, entre outros".

Nenhum comentário: