Espaço de apoio à Unidade Curricular
de História da Comunicação e dos Média (CC-UMinho)
3 de janeiro de 2009
DN: um jornal que marcou a diferença
"No dia 29 de Dezembro de 1864 via a luz do dia o primeiro número do Diário de Notícias. A iniciativa de Thomaz Quintino Antunes e Eduardo Coelho marcava uma diferença relevante naquele que era então o panorama da imprensa em Portugal: num cenário em que os jornais eram sobretudo panfletos de combate político, surgia um diário que não escondia uma inspiração anglo-saxónica, ao apostar na sobriedade da informação e na prioridade factual.
O crescimento e implantação do jornal resultaram também de outras inovações que explicam um êxito singular. O DN recorreu a ardinas para a venda do periódico e lançou o chamado pequeno anúncio, uma fonte de receita fundamental no processo de expansão e prosperidade da empresa. Foi também precursor em matéria de ligação à sociedade civil, promovendo uma série de iniciativas, que foram desde subscrições públicas de solidariedade com os mais desfavorecidos até à organização de provas desportivas de primeiro plano (...)".
Mário Betencourt Resendes, Diário de Notícias, 3.1.2009
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