31 de março de 2008

Duque de Saldanha contra o Editor do Periódico dos Pobres

Encontrámos no site do Clube de Jornalistas:

"Numa altura em que as relações entre o poder político e a imprensa escrita voltam a estar na ordem do dia, a Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibiliza ao público, na sua Hemeroteca Digital, um documento da maior importância para o estudo destas relações numa perspectiva histórica. Falamos das Sessões do Tribunal na Querela do Duque de Saldanha contra o Editor do Periódico dos Pobres no Porto, jornal publicado entre 1834 e 1858. O documento resulta duma querela, depois processo judicial, do então Presidente do Conselho, Duque de Palmela, contra o editor João Guilherme de Almeida Pinto, que, em jeito de justificação da sua publicação, perguntava: “Não foi para se justificar perante a opinião pública, que o Duque de Saldanha nos acusou?” Para logo de seguida responder: “Pois bem. Ao público entregamos o processo todo; e para o público apelamos dessa decisão injusta da maioria dos jurados”. O livro inclui uma pequena História do Processo, o Libelo do Duque de Saldanha e as suas provas, a Contestação e as suas provas, os Discursos de Acusação e Defesa, o Relatório do Juiz, a Decisão do Júri e a Sentença – assuntos organizados num índice electrónico, para mais fácil consulta, aqui".

30 de março de 2008

Imprensa histórica espanhola na Internet

La Biblioteca Virtual española de prensa histórica ya está a la cabeza de las existentes en los países de nuestro entorno, con casi cuatro millones de páginas, correspondientes a 1.960 cabeceras.

Es una tarea abordada por el Ministerio de Cultura español, que ha permitido llevar al ciudadano los fondos de las Bibliotecas Públicas del Estado, a los que desde el 2005 se han añadido -merced a convenios- colecciones de ateneos, fundaciones, ayuntamientos, universidades y de propietarios de periódicos que empezaron a editarse en el siglo XIX.

El resultado es una colección gigantesca (http://prensahistorica.mcu.es/) que pone a disposición de investigadores y eruditos materiales en muchos casos desconocidos y únicos, editados desde finales del siglo XVIII."
(...)

in La prensa histórica española entra en internet | elmundo.es

29 de março de 2008

Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815)

Disponibilizamos aqui os textos das comunicações apresentadas no ciclo de conferências "Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815)", que teve lugar na Hemeroteca Municipal de Lisboa em 28 de Novembro e 6 de Dezembro de 2007, respectivamente:

1 de março de 2008

Arquivo d' "O Comércio do Porto" ficará em Gaia

O arquivo d'"O Comércio do Porto", aquele que era o segundo jornal mais antigo do país, vai ficar nstalado no novo Arquivo Municipal de Gaia. O anúncio foi feito por Mário Dorminsky, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gaia.

A cedência do arquivo do jornal, que encerrou em 2005, foi negociada com a empresa espanhola, Prensa Ibérica, durante mais de um ano. Esta medida da autarquia pretende não apenas a criação de um espaço de consulta mas também um sítio voltado para o lazer, investigação e exposições de 150 anos da História de Portugal.

O próximo passo será assinar o protocolo com a Prensa Ibérica, antiga detentora do jornal, mas já foram acordados os termos para a cedência do arquivo, que actualmente pertence ao diário espanhol "Faro de Vigo", do mesmo grupo económico. O projecto vai custar seis milhões de euros, três dos quais revertem para as obras, já em curso, no antigo tribunal de Gaia, onde está a ser construido o novo Arquivo Municipal.

(Fonte: JornalismoPortoNet)