Espaço de apoio à Unidade Curricular
de História da Comunicação e dos Média (CC-UMinho)
31 de março de 2008
Duque de Saldanha contra o Editor do Periódico dos Pobres
"Numa altura em que as relações entre o poder político e a imprensa escrita voltam a estar na ordem do dia, a Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibiliza ao público, na sua Hemeroteca Digital, um documento da maior importância para o estudo destas relações numa perspectiva histórica. Falamos das Sessões do Tribunal na Querela do Duque de Saldanha contra o Editor do Periódico dos Pobres no Porto, jornal publicado entre 1834 e 1858. O documento resulta duma querela, depois processo judicial, do então Presidente do Conselho, Duque de Palmela, contra o editor João Guilherme de Almeida Pinto, que, em jeito de justificação da sua publicação, perguntava: “Não foi para se justificar perante a opinião pública, que o Duque de Saldanha nos acusou?” Para logo de seguida responder: “Pois bem. Ao público entregamos o processo todo; e para o público apelamos dessa decisão injusta da maioria dos jurados”. O livro inclui uma pequena História do Processo, o Libelo do Duque de Saldanha e as suas provas, a Contestação e as suas provas, os Discursos de Acusação e Defesa, o Relatório do Juiz, a Decisão do Júri e a Sentença – assuntos organizados num índice electrónico, para mais fácil consulta, aqui".
30 de março de 2008
Imprensa histórica espanhola na Internet
Es una tarea abordada por el Ministerio de Cultura español, que ha permitido llevar al ciudadano los fondos de las Bibliotecas Públicas del Estado, a los que desde el 2005 se han añadido -merced a convenios- colecciones de ateneos, fundaciones, ayuntamientos, universidades y de propietarios de periódicos que empezaron a editarse en el siglo XIX.
El resultado es una colección gigantesca (http://prensahistorica.mcu.es/) que pone a disposición de investigadores y eruditos materiales en muchos casos desconocidos y únicos, editados desde finales del siglo XVIII."
(...)
in La prensa histórica española entra en internet | elmundo.es
29 de março de 2008
Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815)
- Os panfletos anti-franceses: subsídios para a sua História, por António Ventura.
- Invasões Francesas: o esgrimir das penas e os papéis incendiários, por Rita Correia
1 de março de 2008
Arquivo d' "O Comércio do Porto" ficará em Gaia
A cedência do arquivo do jornal, que encerrou em 2005, foi negociada com a empresa espanhola, Prensa Ibérica, durante mais de um ano. Esta medida da autarquia pretende não apenas a criação de um espaço de consulta mas também um sítio voltado para o lazer, investigação e exposições de 150 anos da História de Portugal.
O próximo passo será assinar o protocolo com a Prensa Ibérica, antiga detentora do jornal, mas já foram acordados os termos para a cedência do arquivo, que actualmente pertence ao diário espanhol "Faro de Vigo", do mesmo grupo económico. O projecto vai custar seis milhões de euros, três dos quais revertem para as obras, já em curso, no antigo tribunal de Gaia, onde está a ser construido o novo Arquivo Municipal.
(Fonte: JornalismoPortoNet)