Henri Béraldi foi um crítico de arte francês que escreveu, num livro intitulado "Voyage d’un livre à travers la Bibliothèque Nationale", publicado em 1893, o seguinte: "Não querendo faltar ao respeito devido à Imprensa, é preciso dizer que o jornal é hoje uma praga para a Biblioteca e sê-lo-á ainda mais no futuro".
Beraldi queixava-se da quantidade de jornais que, de súbito, tinham começado a chegar às bibliotecas, sobretudo depois de, em 1891, ter entrado em vigor o regime do depósito legal.
Mais de um século depois, a mesma Biblioteca Nacional de França prepara-se para inaugurar uma grande exposição que vai irar partido precisamente das diversificadas e numerosas colecções de jornais e revistas que, deste modo, foram salvaguardadas e são hoje uma fonte importantíssima da memória colectiva.
A exposição, que abre no dia 11 de Abril e encerra a 15 de Julho, intitula-se "La Presse à la Une: De la Gazette à Internet" [A Imprensa na primeira página: da Gazeta á Internet"] e desdobra-se em quatro grandes vertentes: "Uma história da Imprensda em França", "O fabrico da informação", "Escrever o acontecimento" e "Desafios contemporâneos: imprensa e informação depois da revolução digital". Contou com o apoio do CLEMI (Centre de Liaison de l'Enseignement et des Médias d'Information) e da agência AFP.
Quem não puder passar por Paris no período de abertura, pode sempre consultar a riquíssima mostra que a Biblioteca Nacional de França colocou já online e que, só pelas imagens já vale a pena ser vista. Mas a consulta no no site vale muito mais do que isso porque o site acolhe muita outra informação relevante relacionada com o tema.
Na área da história dos media é, sem dúvida, um dos acontecimentos de 2012.
Para a consulta de um dossiê de apresentação, clicar AQUI.
Espaço de apoio à Unidade Curricular
de História da Comunicação e dos Média (CC-UMinho)
20 de março de 2012
8 de março de 2012
Nova revista sobre História e Cultura da Televisão Europeia
Acaba de sair o primeiro número da revista científica European Television History and Culture. Trata-se de uma publicação com peer review e em regime de acesso livre, que visa constituir-se como "plataforma internacional para pesquisa e reflexão de qualidade sobre a TV como parte importante da herança cultural europeia".
A revista visa quer o campo académico quer o profissional e resulta da cooperação entre a plataforma EUscreen e investigadores da European Television History Network (ETHN).
O Journal of European Television History and Culture tira partido da recente digitalização de arquivos europeus e bibliotecas digitais e "addresses the need for critical study of the cultural, social and political role of television in Europe’s past and presence with the help of television material that has now become available at a large scale".
Marcadores:
História da Comunicação Visual,
História da televisão
Assinar:
Postagens (Atom)