Uma infografia que nos apresenta momentos chave da história da Imprensa (e feita por uma portuguesa).
Sugestão recolhida aqui.
Espaço de apoio à Unidade Curricular
de História da Comunicação e dos Média (CC-UMinho)
22 de março de 2011
20 de março de 2011
18 de março de 2011
Figura marcante do jornalismo e da política
António Rodrigues Sampaio: jornalista (e) político no Portugal oitocentista é o título de um livro colectivo, coordenado pelo Prof. Jorge Pedro Sousa e produzido no âmbito do projecto “Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974”. Acaba de ser publicado e disponibilizado no LABCOM.
Da sinopse:
António Rodrigues Sampaio é uma figura incontornável da história do século XIX em Portugal. Combatente, político, governante e jornalista, alcançou o cargo de presidente do Ministério ("primeiro-ministro") em 1881. Este livro centra-se no Sampaio-Jornalista. Um jornalista, diga-se, longe do actual sentido que é dado à palavra, já que ele foi, principalmente, um polemista político. Procurou-se, pois, caracterizar o que era ser-se jornalista em Portugal no miolo do século XIX e determinar a forma como Rodrigues Sampaio assumiu esse papel para fazer política. Também se procurou determinar qual era o entendimento que ele tinha do jornalismo e perceber, em consequência, qual o seu contributo para a edificação do Pensamento Jornalístico Português.
7 de março de 2011
Antepassado do telemóvel:
Telefone de Bell tem 135 anos
A Enciclopedia Britânica escreve a este propósito:
"Within a year followed the commercial application and, a few months later, the first of hundreds of legal suits. Ironically, the telephone — until then all too often regarded as a joke and its creator-prophet as, at best, an eccentric — was the subject of the most involved patent litigation in history. The most noteworthy contemporaries of Bell were Antonio Meucci, who filed a caveat (rather than a full patent) in 1871 and let it lapse through lack of funds, and Elisha Gray, who filed a caveat on February 14, 1876, just a few hours after Bell submitted a patent claim. In recognition of Meucci’s earlier work, the U.S. House of Representatives passed a resolution on June 11, 2002, honouring his work".Alexander Graham Bell nasceu a 3 de Março de 1847, em Edimburgo, na Escócia, e, além do telefone, ele e a sua família tornaram-se nomes cimeiros num outro campo aparentado com os estudos que originaram a transmissão do som a distância: a elocução e correcção da fala, especialmente com surdos.
(Crédito da imagem: Photos.com/Jupiterimages. Bell na inauguração da linha telefónica Nova Iorque - Chicago, em 1892. Pormenor).
Assinar:
Postagens (Atom)