2 de abril de 2010

Sinais de comunicação humana com 60.000 anos


"Será que essas linhas gravadas em ovos de avestruz há 60.000 anos (ver foto) serão os primeiros sinais de seres humanos que usam a arte gráfica para comunicar?".
A pergunta surgia, no mês passado, na revista New Scientist (ed. nº 2750), a propósito das gravuras descobertas em 270 fragmentos de casca de ovo, no Shelter Rock Diepkloof, no Cabo Ocidental, África do Sul.
"Até recentemente - nota a New Scientist - a primeira evidência consistente de comunicação simbólica provinha das formas geométricas que aparecem ao lado de arte rupestre de todo o mundo, que datam de 40.000 anos atrás (New Scientist, 20.2.20010, p 30). Descobertas mais antigas, como os pedaços de ocre gravados, da caverna de Blombos, na África do Sul, com 75.000 anos, têm sido raros e difíceis de distinguir de rabiscos sem sentido".
Para Pierre-Jean Texier, da Universidade de Bordeus, e para a sua equipa, que tem trabalhado no terreno, o facto de estes vestígios, sempre os mesmos, se repetirem ao longo de pelo menos 5000 anos, mostra que estamos perante "uma marca característica da comunicação simbólica e um sinal do pensamento humano moderno".

[Foto: Pierre-Jean Texier/Diepkloof Project]

Nenhum comentário: