29 de abril de 2010

Alfred Hitchcock morreu há 30 anos.F

Faz hoje 30 anos que faleceu em Los Angeles Alfred Hitchcock, o grande cineasta do suspense. De nacionalidade britânica, iniciou a sua carreira em 1919, desenhando em filmes mudos. Ao longo da vida escreveu guiões, trabalhou nos bastidores, foi realizador. Na sua filmografia surgem largas dezenas de obras, algumas delas de culto. A série abre em 1934 com "O Homem que Sabia Demais". Mas é impossível esquecer filmes como “Vertigo”, “Psycho” e “Os Pássaros”.
Dez anos antes da morte, num seminário do American Film Institute, Hitchcock explicou deste modo a sua visão do que era o suspense, elemento fundamental dos seus fi lmes:
“Há uma grande confusão entre mistério e suspense, coisas que estão a milhas de distância. Mistério é um processo intelectual (quem fez algo?), enquanto o suspense é um processo emocional. Só se pode ter suspense, dando informação à audiência. Há muitos filmes com coisas misteriosas, em que demoramos muito a perceber o que se passa. Para mim isso é um desperdício - porque não há emoção”.
(Fonte: Página 1 /RR, 29.4.2010)

Nenhum comentário: