17 de abril de 2008

Hemerotecas digtais

Biblioteca Digital Nacional
Projecto da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Digital Nacional disponibiliza inúmeras obras em formato digital (PDF, JPG ou GIF). No que respeita à imprensa periódica, actualmente são disponibilizadas 33 publicações.

Hemeroteca Digital de Lisboa

"Sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projecto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa". Disponibiliza, em formato HTML e PDF, "diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML".

Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Vilacondense
A Biblioteca Municipal José Régio de Vila do Conde oferece inúmeras publicações do século XIX, como O Correio do Ave (1871), Troça ao Pina (1889), As Vespas (1890), ou O Partidário (1899), bem como outros jornais do século XX, sendo o mais recente o Suplemento do Jornal de Vila do Conde – Caderno de Cultura (1979). É possível a pesquisa por título, data, director e número da publicação.

►Estrangeiras

Emeroteca Digitale
A Hemeroteca digital da Biblioteca Nazionale Braidenseo disponibiliza alguns periódicos de interesse para a História e Cultura italianas que compõem o acervo da Biblioteca e de outras entidades envolvidas no projecto. Actualmente são disponibilizadas 694 textos, prefazendo cerca de um milhão e meio de páginas, divididas nos seguintes núcleos: EPOCA - Emeroteca politica e culturale antifascista; EVA - Emeroteca virtuale aperta e GEA - Giornali & altro. Para visualizar as obras é necessário o software, gratuito, DjVu.

Hemeroteca da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes disponibiliza na sua Hemeroteca edições digitalizadas de revistas científicas e culturais de referência, versando inúmeras áreas temáticas, criadas pelas bibliotecas das culturas hispânicas envolvidas neste projecto. Permite a pesquisa em índices de revistas e a pesquisa avançada no catálogo de publicações periódicas, bem como por palavra e por século.

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de Espanha
Disponibiliza cerca de 500.000 páginas digitalizadas de 143 títulos que compõem a colecção de imprensa histórica espanhola, publicados entre 1772 e 1933. Permite a pesquisa, simples e avançada, por palavra em ficheiros PDF. Para além da apresentação do projecto, oferece uma lista de outras hemerotecas digitais nacionais. Oferece ainda a secção Recursos Electrónicos, bem como acesso ao catálogo da Biblioteca Nacional de Espanha.

Internet Library of Early Journals
Projecto do Electronic Libraries Programme (eLib), desenvolvido pelas Universidades de Birmingham, Leeds, Manchester e Oxford, disponibiliza digitalizações das seguintes publicações: Annual Register (1758), Blackwood's Edinburgh Magazine (1817); Gentleman's Magazine (1731); Notes and Queries (1849); Philosophical Transactions of the Royal Society (1757) e The Builder (1843). Permite a pesquisa textual e em índices de algumas publicações.

Utah Digital Newspapers
Esta Hemeroteca, um projecto desenvolvido pela Universidade do Utah, permite a consulta e pesquisa de jornais por edição, termos, títulos de artigos, bem como por casamentos, nascimentos e obituários. Disponibiliza inúmeros jornais norte-americanos, Garfield County News (1913-1943); Rich County News (1896-1945); Broad Ax (1895-1901); The Daily Enquirer (1881-1897); Morgan County News (1910-1954); Tooele Transcript Bulletin (1894-1924), Roosevelt Standard (1914-1940), Ogden Standard (1923-1927); Davis County Clipper (1925-1938); Moab Times Independent (1933-1937); Park Record (1936-1947), entre muitos outros.

(Informação colhida no site da Hemeroteca Digital de Lisboa)

Nenhum comentário: